terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

segunda-feira de cinzas


Eu passava ontem pelo parque (o da Aclimação, um dos raros redutos verdes da cidade de SP)logo depois da chuvarada que deu que a gente achou que ia cair o mundo. De certa forma caiu.

Quando entrei no parque percebi que o nivel da agua tinha baixado consideravelmente. Vi tambem que a agua escoava por um 'não lembro como chama' de concreto redondo que fica num lado do lago, e onde passaros e patos pousam com frequência. A agua corria numa velocidade vertiginosa enquanto funcionarios tentavam contactar as autoridades competentes na segundona de carnaval.

Fui em casa pegar a camera. Quando voltei o lago ja era quase só uma poça de lama. As pessoas, perplexas, assistiam a agua indo pro buraco, no que parecia mesmo um estranho pesadelo. Algumas tentavam salvar peixes empurrando-os com varinhas nas pocinhas de agua que iam ficando, e outras com saquinhos plasticos.  Carpas e tilapias se debatiam um pouco até morrer.
Tartarugas, cobras d'agua e um bando de patos perambulavam desnorteados .

Foi coisa de 2 horas. Até quando eu sai de la não tinha chegado nenhuma autoridade, não tinha plano B,  ninguem sabia o que tinha acontecido. Não tinha ninguem correndo nem passeando com o cachorro: Olhavam pro lago, cutucavam coisas na lama, se entreolhavam, olhavam pro lago lodo.







2 comentários: